Potencialidades do planador: análise e possível implementação na Escolade Aviação Militar
DOI:
https://doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.801Palavras-chave:
barreiras, pilotagem, Programas de assistência e Promoção Família., treinamento de voo, voo de planadorResumo
Esta pesquisa analisa o potencial do voo de planador e sua possível implementação como programa de treinamento complementar as fases de voo na “Escuela Militar de Aviación” da Força Aérea Colombiana, abordando o voo de planador como objeto de estudo a partir da perspectiva da Força Aérea Brasileira, uma organização que atualmente possui um curso de voo planador ativo, destinado a complementar o processo de instrução de cadetes aviadores, e que, com base em sua experiência, tem uma determinação que tem levado ao desenvolvimento de competências, proporcionando uma melhor formação, bem como alcançando o treinamento contínuo de seus pilotos. Para abordar esta análise, três momentos específicos foram propostos: inicialmente, uma caracterização do voo de planador e sua importância para a formação de um piloto é proposta com base na consulta documental e na experiência da força aérea brasileira e colombiana; Posteriormente, são identificadas as principais barreiras à inserção do voo livre na formação de pilotos FAC e, na parte final, são propostas diferentes linhas de ação para a futura implementação do voo livre na formação de pilotos fac.
Downloads
Referências
Aeroflap. (2020). Escuadrón de vuelo a vela de la AFA participa en el Campeonato Brasileño de Vuelo en Planeador. Aeroflap.
Araujo, R. (2016). O voo a vela e sua influência no desenvolvimento do Piloto. Universidade Do Sul de Santa Catarina.
Bretas, F. (28 de septiembre de 2022). Encuesta caracterización e importancia del vuelo en planeador. (L. Riaño, entrevistador).
Cataño, A. (28 de septiembre de 2022). Encuesta caracterización e importancia del vuelo en planeador. (L. Riaño, entrevistador).
Cobo, D. (28 de septiembre de 2022). Encuesta caracterización e importancia del vuelo en planeador. (L. Riaño, entrevistador).
Cruz, F. (28 de septiembre de 2022). Encuesta caracterización e importancia del vuelo en planeador. (L. Riaño, entrevistador).
De Almeida, J. (28 de septiembre de 2022). Encuesta caracterización e importancia del vuelo en planeador. (L. Riaño, entrevistador).
Fuerza Aérea Colombiana (FAC). (2019). #TBT planeadores acrobáticos Perkoz de la Fuerza Aérea Colombiana. Departamento Estratégico de Comunicaciones. https://www.fac.mil.co/es/noticias/tbt-planeadores-acrobaticos-perkoz-de-la-fuerza-aerea-colombiana
Goulart, P. (28 de septiembre de 2022). Encuesta caracterización e importancia del vuelo en planeador. (L. Riaño, entrevistador).
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). McGraw-Hill.
Lopes, J. (28 de septiembre de 2022). Encuesta caracterización e importancia del vuelo en planeador. (L. Riaño, entrevistador).
Morris, J. L. y Paris, L. F. (2022). Rethinking arts-based research methods in education: enhanced participant engagement processes to increase research credibility and knowledge translation, International Journal of Research & Method in Education, 45(1), 99-112. https://doi.org/10.1080/1743727X.2021.1926971
Nardi, L. E. & Araújo, T. (2021). Influência do voo a vela no desenvolvimento de habilidades para pilotagem de aeronaves de asa fixa. Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, 1(3), 59–80. https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/43
Solano, E. y Vanegas, E. (2014). Propuesta para la implementación del curso de planeador en el segundo año de escuela del cadete de la Escuela Militar de Aviación “Marco Fidel Suárez”. (Trabajo de grado). Escuela Militar de Aviación “Marco Fidel Suárez”.
Força Aérea Brasileira (FAB). (2022). Programa de instrução e manutenção operacional AFA (PIMO). https://www2.fab.mil.br/imae/index.php/2014-12-11-17-51-57/226-pimo2022
Sección de Planeamiento Operacional. (2022). Centro de Direccionamiento Operacional de Apoyo a la Fuerza – Codaf. (Informe interno). Documento reservado.
Skylaunch. (s. f.). Skylaunch Cable Retrieve Winch. http://www.skylaunch.com/retrieve.php
Toniolo, M. (28 de septiembre de 2022). Encuesta caracterización e importancia del vuelo en planeador. (L. Riaño, entrevistador).
Vanegas, E. (28 de septiembre de 2022). Encuesta caracterización e importancia del vuelo en planeador. (L. Riaño, entrevistador).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Escuela de Postgrados de la Fuerza Aérea Colombiana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de cessão de direitos autorais à revista
O autor cede exclusivamente à Revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, no todo ou em parte, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuros, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e pelo mundo inteiro.
Todo o conteúdo publicado na revista científica Ciencia y Poder Aéreo está sujeito à licença de reconhecimento internacional Creative Commons 4.0, cujo texto completo pode ser encontrado em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite que qualquer usuário baixe, imprima, extraia, arquive, distribua e comunique publicamente este artigo, desde que seja dado o devido crédito aos autores: ao(s) autor(es) do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Exceto quando for indicado o contrário, o conteúdo deste site será licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.
Licença Creative Commons
Os autores concedem à revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, inteira ou parcialmente, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuras, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e no mundo inteiro.
Todos os conteúdos publicados na revista científica Ciencia y Poder Aéreo estão sujeitos à licença de reconhecimento 4.0 4.0 Internacional de Creative Commons, cujo texto completo pode-se consultar em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite a qualquer usuário baixar, imprimir, extrair, arquivar, distribuir e comunicar publicamente um artigo, desde que seja dado crédito aos autores do trabalho: aos autores do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista Científica da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Salvo onde for indicado o contrário, o conteúdo deste site é licenciado sob uma licença Creative Commons Atribución 4.0 internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.