Implementação de um sistema remoto centralizado como uma melhoria para a manutenção aeronáutica
DOI:
https://doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.634Palavras-chave:
controle, manutenção aeronáutica, monitoramento, radio-ajudas, serviços à navegação aérea, segurança operacional do trânsito aéreo, sistema remotoResumo
Este artigo descreve o processo de implementação de um sistema remoto de acesso de dados de navegação, desde o Aeroporto central da Regional Antioquia da Aerocivil. O sistema opera na terminal de trabalho do pessoal ATSEP (Pessoal eletrônico para a segurança do tráfico aéreo) e permite a obtenção eficiente de dados de navegação desde as radio-ajudas à navegação aérea localizadas na Regional Antioquia. Manter as operativas é prioritário para o cumprimento da missão da Entidade e para a segurança dos usuários do espaço aéreo.
O problema apresentado era a dificuldade para o acesso e a gestão das radio-ajudas, dado que não se tinha um canal de conexão em tempo real com as estações da região. Para mitigar este problema, desenhou-se um sistema de acesso remoto para interconectá-las com uma estação central. Isto permitiu suprimir custos desnecessários, por não trasladar pessoal técnico até o lugar da radio-ajuda quando existe uma falha ou alarme; além disso, permitiu monitorar e acessar os sistemas de navegação de maneira constante para a sua manutenção e operação, e assim prestar um serviço 24/7 que garanta uma segurança aérea efetiva e confiável.
Para realizar este desenvolvimento instalaram-se diferentes radio-enlaces que transportam os dados até a torre principal de cada aeroporto dentro da Regional e depois se integrou a informação à rede da Aerocivil por meio de dispositivos de rede (Port Server y Switch) que fazem parte do sistema implementado.
Os elementos que foram usados são reutilizados de sistemas desmontados com antecedência por par- te da Aerocivil; com a utilização destes elementos se conseguiu implementar o sistema de maneira eficiente, otimizando custos e aproveitando os materiais com os que conta a Entidade.
Downloads
Referências
Aerocivil. (2011). Guía para la gestión, atención y mantenimiento de estaciones aeronáuticas. Recuperado de: http://www.aerocivil.gov.co/AIS/CircSSO/Documents/CI%20050-%20V1.pdf
Aerocivil. (2012). Guía reglamentaria de mantenimiento de la red de comunicaciones - enlaces - multiplexores y VHF de la U.A.E.A.C. Bogotá, Colombia: Circular técnica reglamentaria 059..
Aerocivil. (2015). Plan de Navegación Aérea para Colombia Volumen II: Instalaciones y Servicios. Bogotá, Colombia: Aerocivil.
(2015). Reglamentos Aeronáuticos de Colombia RAC 19. Recuperado de: http://www.aerocivil.gov.co/AAeronautica/Rrglamentacion/RAC/ Paginas/Inicio.aspx
Aerocivil. (2019). Página Oficial Unidad Administrativa Especial de Aeronáutica Civil. Recuperado de: http://www.aerocivil.gov.co/aerocivil
AIRPLAN. (2016). Airplan. Recuperado de: http://www.airplan.aero/web/page/47/Airplan-en-cifras
Fontallis. (2006). Propuesta de implantación de la subred VHF para la red de telecomunicaciones aeronáuticas de Cuba. Revista Técnica de la Empresa de Telecomunicaciones de Cuba, 35-41. Recuperado de: http://www.bb-elec. com/Products/Ethernet-Serial-Servers-Ga- teways/Ethernet-Serial-Device-Servers/Vlinx-ESR900-Series-Ethernet-to-Ser
Gómez, L., y Ortiz , J. (2012). VHF data link communications to provide air traffic services in Colombia. 31 Digital Avionics Systems Conference DASC.
Herrera Galan, M., y Duany Alfonso , Y. (2016). Metodología e implementación de un programa de gestión de mantenimiento. Ingeniería Industrial, 37(1), 2-13.
ICAO. (2014). AAnnex 10 - Volume 1: Aeronautical Telecommunications - Radio Navigation Aids. Montreal: International Civil Aviation Organization.
ICAO. (2015). Annex 10 - Volume III: Aeronautical Telecommunications. Digital data communication systems. Montreal: International Civil Aviation Organization.
ICAO. (22 de 10 de 2019). Obtenido de International Civil Aviation Organization Website. Recuperado de: https://www.icao.int/about-icao/Pages/default.aspx
OACI. (2004). Swiss ATSEP Technical Association. Recuperado de: http://www.satta.ch/docs/Doc_7192_E2_Unedited_final.pdf
OACI. (2010). Quinto taller/reunión del grupo de implantación Sam (Sam/ig/5) proyecto regionalrla/06/901. Sistema de indicación remota de radioayudas en tiempo real a través de la ATN. Lima, Perú.
ORohde & Schwarz. (2013). Technical specifications of the R&S Series4200 for VHF. Muchen: Rohde & Schwarz.
SECOP. (2015). SECOP. Recuperado de: https://www.contratos.gov.co/consultas/detalleProceso.do?numConstancia=15-1-135950
Torres Valle, A. (2008). Gestión de mantenimiento orientado a la seguridad. 1815-5944, 7-15
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de cessão de direitos autorais à revista
O autor cede exclusivamente à Revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, no todo ou em parte, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuros, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e pelo mundo inteiro.
Todo o conteúdo publicado na revista científica Ciencia y Poder Aéreo está sujeito à licença de reconhecimento internacional Creative Commons 4.0, cujo texto completo pode ser encontrado em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite que qualquer usuário baixe, imprima, extraia, arquive, distribua e comunique publicamente este artigo, desde que seja dado o devido crédito aos autores: ao(s) autor(es) do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Exceto quando for indicado o contrário, o conteúdo deste site será licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.
Licença Creative Commons
Os autores concedem à revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, inteira ou parcialmente, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuras, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e no mundo inteiro.
Todos os conteúdos publicados na revista científica Ciencia y Poder Aéreo estão sujeitos à licença de reconhecimento 4.0 4.0 Internacional de Creative Commons, cujo texto completo pode-se consultar em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite a qualquer usuário baixar, imprimir, extrair, arquivar, distribuir e comunicar publicamente um artigo, desde que seja dado crédito aos autores do trabalho: aos autores do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista Científica da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Salvo onde for indicado o contrário, o conteúdo deste site é licenciado sob uma licença Creative Commons Atribución 4.0 internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.