Política Editorial

Enfoque e alcance

A revista científica Ciencia y Poder Aéreo é uma publicação semestral, editada pela Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Seu objetivo é comunicar os resultados de pesquisa nos temas de Segurança Operacional e Logística na Indústria Aeronáutica, Gestão e Estratégia, e Tecnologia e Inovação. Além disso, a publicação busca contribuir ao desenvolvimento tecnológico e científico do país, gerando novo conhecimento e propiciando espaços de discussão e reflexão.

Missão

A revista Ciencia y Poder Aéreo é um meio de comunicação de artigos resultado de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, de reflexão, e de revisão temática. Estes artigos devem ser inédito, originais, de alta qualidade, e rigosos. Os artigos têm que abordar os temas de Segurança Operacional e Logística na Indústria Aeronáutica, Gestão e Estratégia, e Tecnologia e Inovação. A revista se constitui como um ponto de encontro da comunidade científica, nacional e internacional em torno da indústria aeroespacial, oferecendo contribuições significativas ao campo das ciências sociais e exactas.

Visão

A revista Ciencia y Poder Aéreo é concebida como um dos principais meios de comunicação científica na indústria aeroespacial, tanto quanto no campo da ingenharia e administração, como nas ciências sociais e humanas. Desta forma publicará artigos originais e inéditos, resultado de atividades acadêmicas, de pesquisas e profissionais, as quais terão um alto grau de relevância para a ciência, tecnologia e inovação nacional, regional e internacional. A qualidade dos seus manuscritos gerarão um aumento dos índices de visibilidade da publicação em diferentes esferas. Do mesmo modo, será reconhecida no meio acadêmico, científico e empresarial na indústria aeroespacial nacional e internacionalmente. A revista fará parte das bases de dados especializadas e estará indexada em Scorpus e Web of Science.

Público

A revista Ciencia y Poder Aéreo está dirigida à comunidade científica nacional e internacional, estudantes, professores, docentes, pesquisadores; membros das Forças Militares, e da indústria aeroespacial.

Política Editorial

Na Política editorial da revista Ciencia y Poder Aéreo é incluida uma seção destinada à ética em relação as resposabilidades do autor, do árbitro e do processo de avaliação assim como do processo editorial.

Classificação dos artigos científicos

A revista Ciencia y Poder Aéreo avalia artigos de pesquisa e inovação. Dentro destes pode-se encontrar:

1. Artigo de pesquisa científica e tecnológica. Documento que apresenta de forma detalhada os resultados originais derivados de projetos de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico. Deve estar estruturado em introdução, revisão da literatura, metodologia, discussão e conclusões. A extensão é de 6.000 a 10.000 palavras, incluindo as referências e anexos. O resumo deve ter no mínimo 150 e, no máximo 300 palavras, e deve ter a mesma estrutura do artigo científico. É recomendado que, no mínimo, 20 documentos revisados por pares sejam referenciados. As palavras-chave devem ser no máximo 6.

2. Artigo de reflexão resultante da pesquisa. “Documento original que apresenta resultados de pesquisa desde uma perspectiva analítica, interpretativa ou crítica do autor, sobre uma temática específica com base em fontes originais” (Políticas Publindex 2014). A estrutura deste tipo de artigos é livre. Contudo, Estes artigos devem conter uma proposta teórica ou conceitual original que possa contribuir cientificamente nas áreas de interesse da revista. O artigo tem que ser claro, coerente e seguir uma estrutura lógica. A extensão é de 1.000 a 6.000 palavras, incluindo as referências. O resumo deve ter de 150 a 300 palavras, e deve ter claro o contexto do estudo, qual é o problema, qual é o ponto de vista e como se argumentará a favor desta. É recomendado que, no mínimo, 20 documentos revisados por pares sejam referenciados. As palavras-chave devem ser no máximo 6.

3. Artigo de revisão. “Documento resultado de uma pesquisa onde se organiza, analisa, sistematiza e integram os resultados das pesquisas publicadas ou não publicadas sobre uma área em ciência e tecnologia, a fim de dar conta dos avanços e as tendências de desenvolvimento. Igualmente, caracteriza-se por ter uma minuciosa revisão bibliográfica, pelo menos 50 referências” (Políticas Publindex 2014). Serão aceitas revisões de literatura, sistemáticas e meta-análises. Os resumos devem ter o objetivo, os métodos (para revisões sistemáticas ou meta-análise), os resultados e as conclusões.

Os artigos serão publicados em espanhol, inglês e português.

A revista Ciencia y Poder Aéreo aceita a apresentação de artigos cujas áreas temáticas coincidam com as descritas abaixo:

• Segurança Operacional e Logística na Indústria Aeronáutica
• Gestão e Estratégia
• Tecnologia e Inovação

Os temas referidos devem estar, na medida do possível, relacionados com a indústria aeroespacial e áreas afins, com ênfase nas engenharias de referência aeronáutica.