Normas éticas

Ética da Revista

A revista está sujeita às Ethical guidelines for journal publication de Elsevier. De acordo com estas, os artigos submetidos à revista devem ser originais e inéditos e não devem estar simultaneamente em processo de avaliação em outras publicações ou órgãos editorias. Caso o manuscrito for aceito, o editor esperará que sua publicação seja antes de qualquer outra publicação total ou parcial do artigo. Quando a revista tiver interesse em publicar um artigo que já tenha sido previamente publicado, o autor deverá solicitar a autorização correspondente à editorial que fez a primeira publicação e enviá-la ao editor.

Deveres do editor:

● Determinar quais artigos serão publicados.
● Garantir que o processo de avaliação por pares seja justo, imparcial e oportuno.
● O conteúdo intelectual será a único fundamento para a decisão editorial.
● O editor não deve aumentar as métricas da revista artificialmente.
● O editor será responsável por garantir a confidencialidade dos processos e documentos editoriais.
● Declarar potenciais conflitos de interesses.

Responsabilidades editoriais

A equipe editorial da revista, diretor e editor, com a participação dos comitês editorial e científico, é responsável de definir as políticas editoriais a fim de satisfazer aos padrões que permitam seu posicionamento como uma reconhecida publicação científica e acadêmica.

A revisão constante destes parâmetros garante que a revista melhore e atenda as expectativas da comunidade acadêmica e científica da indústria aeroespacial em geral.

Além de ser responsável das normas editoriais, também deverá publicar correções, esclarecimentos, retificações e justificações quando a situação assim o exigir.

A equipe é responsável, baseado numa previa avaliação, de escolher os melhores artigos para serem publicados. Esta seleção sempre estará baseada na qualidade e relevância do artigo, na sua originalidade e contribuições à geração de novo conhecimento científico e tecnológico. Além disso, a decisão também terá em conta a importância ou impacto das discussões e reflexões nas áreas que a revista contempla.

O editor supervisiona o processo de todos os artigos que forem submetidos à revista, e desenvolve mecanismos de confidencialidade para garantir o processo de avaliação cega. Quando a revista recebe reclamos de qualquer tipo, a equipe deve responder oportunamente de acordo com as normas estabelecidas pela publicação, e, caso o reclamo o justifique, deve-se garantir uma investigação que contribua na resolução do problema. Deve ser lembrado que, embora a revista Ciencia y Poder Aéreo conta com uma política editorial e de ética, não é responsável pelos conceitos emitidos nos artigos. A responsabilidade total é dos autores, os quais asseguraram ter respeitado os direitos de propriedade intelectual de terceiros, e conheceram e acolheram as políticas da revista.

Assim que um número da revista for publicado, o editor terá a responsabilidade da difusão e distribuição aos colaboradores, avaliadores e as entidades com as quais tenha estabelecido acordos de troca de trabalhos desenvolvidos, assim como aos repositórios e sistemas de indexação nacionais e internacionais. Igualmente, o editor é o responsável de enviar a revista aos assinantes conjuntamente com as dependências responsáveis da Escola.