Estimativa da polar de arrasto de aeronave agrícola colombiana através de testes de Vôo
DOI:
https://doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.626Palavras-chave:
aeronaves VLA, desempenho das aeronave, coeficiente de arrasto, teste de Vôo, método PIW-VIWResumo
O presente relatório descreve o processo seguido para obter o Drag Polar para uma aeronave agrícola projetada e fabricada na Colômbia. Os trabalhos consistiram na determinação de uma curva de potência generalizada (Método PIW-VIW) por meio da coleta de dados durante os testes de vôo em diferentes altitudes e velocidades no ar. Os resultados obtidos são apresentados na forma de parâmetros aerodinâmicos, sendo os mais relevantes: o coeficiente de arrasto do parasita de elevação zero (CDo) e o fator de eficiência de Oswald (e).
Downloads
Referências
Anderson, J. (1999). Aircraft Performance and Design. U.S.A: McGraw Hill.
Anderson, J. (2001). Fundamentals of Aerodynamics (3 ed.). New York: McGraw Hill.
Bertin, J., & Cummings, R. (n.d.). Aerodynamics for Engineers (5 ed.). Pearson Prentice Hall.
Federal Aviation Administration. (2011). AC No: 23-8C - Flight Test Guide For Certification of Part 23 Airplanes. U.S.A.
Federal Aviation Administration. (2016). FAA-H-8083- 25B - Pilot's Handbook of Aeronautical Knowledge -. Oklahoma City: U.S Department of Transportation - Airman Testing Standards Branch.
Kimberlin, R. (2003). Flight Testing of Fixed-Wind Aircraft. Knoxville, Tennessee: AIAA Education Series. https://doi.org/10.2514/4.861840
McCormick, B. W. (1979). Aerodynamics, Aeronautics and Flight Mechanics. U.S.A: John Wiley & Sons, Inc.
Ojha, S. K. (1995). Flight Performance of Aircraft. Washington DC: American Institute of Aeronautics and Astronautics. https://doi.org/10.2514/4.861826
Roskam, J. (1985). Airplane Design. Lawrence, Kansas: Roskam Aviation and Engineering Corporation.
Roskam, J., & Lan, C.-T. (1997). Airplane Aerodynamics and Performance. Lawrence, Kansas: DARcorporation.
ROTAX . (2016). Operators Manual For Rotax Engine Type 912 Series. Austria: BRP-Rotax GmbH&Co KG .
Sadraey, M. (2017). Aicraft Performance An Engineering Approach. Boca Ra- ton, FL: Taylor & FrancisGroup LLC.
U.S. Air Force. (1966). Flight Test Engineering Handbook. U.S.A.
WACSA S.A.S. (2019). Doc.-No. WA500AG-FT - Flight Test Report For WA500-AG Aircraft. Cali.
Ward, D., & Strganac, T. (1998). Introduction to Flight Test Engineering (2nd Edition ed.). Dubuque, Iowa: Kendall/Hunt Publishing Company.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de cessão de direitos autorais à revista
O autor cede exclusivamente à Revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, no todo ou em parte, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuros, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e pelo mundo inteiro.
Todo o conteúdo publicado na revista científica Ciencia y Poder Aéreo está sujeito à licença de reconhecimento internacional Creative Commons 4.0, cujo texto completo pode ser encontrado em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite que qualquer usuário baixe, imprima, extraia, arquive, distribua e comunique publicamente este artigo, desde que seja dado o devido crédito aos autores: ao(s) autor(es) do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Exceto quando for indicado o contrário, o conteúdo deste site será licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.
Licença Creative Commons
Os autores concedem à revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, inteira ou parcialmente, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuras, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e no mundo inteiro.
Todos os conteúdos publicados na revista científica Ciencia y Poder Aéreo estão sujeitos à licença de reconhecimento 4.0 4.0 Internacional de Creative Commons, cujo texto completo pode-se consultar em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite a qualquer usuário baixar, imprimir, extrair, arquivar, distribuir e comunicar publicamente um artigo, desde que seja dado crédito aos autores do trabalho: aos autores do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista Científica da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Salvo onde for indicado o contrário, o conteúdo deste site é licenciado sob uma licença Creative Commons Atribución 4.0 internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.