Analise de tolerância ao dano sob o criterio de fratura elástico-lineal da asa de uma aeronave de categoria esportiva (lsa)
DOI:
https://doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.493Palavras-chave:
analise por elementos finitos, analise de tolerância ao dano estruturas de aeronaves, crescimento de fendas, inspeção por meios não destrutivos, liga de alumínio, simulação multifisica, vida residualResumo
O artigo a seguir apresenta uma metodologia de aplicação de um analise de tolerância ao dano à estrutura da asa duma aeronave categoria LSA. Esse estudo contém um analise CFD em ANSYS Fluent onde são calculadas as cargas aerodinâmicas que agem sobre a asa seguido dum analise de resistência estrutural no qual e feita uma integração Fluid-Structure Interface com a qual são determinados os esforços máximos suportados pela estrutura por meio de Elementos Finitos (FEA) realizado em ANSYS Workbench, um analise de tamanhos de fenda críticos sobre os elementos primários da estrutura e um calculo de vida residual destes elementos com a finalidade de criar um intervalo de inspeções NDT para garantir a integridade estrutural da asa da aeronave.
Downloads
Referências
A.F. Grandt, Jr. and G.M. Sinclair (1972). "The Stress-Intensity Factors for Surface Cracks in Bending". Stress Analysis and Growth of Cracks Part 1, ASTM STP 513, pp. 37-58.
https://doi.org/10.1520/STP34112S
Albañil H. Héctor, Espejo M. Edgar Mecánica de fractura y análisis de falla. Editorial; Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ingeniería Departamento de Ingeniería Mecánica y Mecatrónica, Sede Bogotá -Colombia (2001)
D.S. Dawicke (1997). "Residual Strength Predictions using a Crack Tip Opening Angle Criterion". Proceedings of the FAA-NASA Symposium on the Continued Airworthiness of Aircraft Structures. DOT/FAA/AR-92/2, pp.555-566.
DTD Handbook, Damage Tolerance Testing, http://www.afgrow.net/ (2014)
P.R. Abelkis (1980). "Effect of Transport Aircraft Wing Loads Spectrum Variation on Crack Growth". Effect of Load Spectrum Variables on Fatigue Crack Initiation and Propagation. D.F. Bryan and J.M. Potter (Eds.). ASTM STP 714, pp. 78-134. Also see AFFDL-TR-78-134 (1978, November).
https://doi.org/10.1520/STP27487S
H. Liebowitz (1974). "Fracture Mechanics of Aircraft Structures". AGARD-AG-176, North Atlantic Treaty Organization, Advisory Group for Aerospace Research and Development.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de cessão de direitos autorais à revista
O autor cede exclusivamente à Revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, no todo ou em parte, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuros, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e pelo mundo inteiro.
Todo o conteúdo publicado na revista científica Ciencia y Poder Aéreo está sujeito à licença de reconhecimento internacional Creative Commons 4.0, cujo texto completo pode ser encontrado em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite que qualquer usuário baixe, imprima, extraia, arquive, distribua e comunique publicamente este artigo, desde que seja dado o devido crédito aos autores: ao(s) autor(es) do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Exceto quando for indicado o contrário, o conteúdo deste site será licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.
Licença Creative Commons
Os autores concedem à revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, inteira ou parcialmente, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuras, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e no mundo inteiro.
Todos os conteúdos publicados na revista científica Ciencia y Poder Aéreo estão sujeitos à licença de reconhecimento 4.0 4.0 Internacional de Creative Commons, cujo texto completo pode-se consultar em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite a qualquer usuário baixar, imprimir, extrair, arquivar, distribuir e comunicar publicamente um artigo, desde que seja dado crédito aos autores do trabalho: aos autores do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista Científica da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Salvo onde for indicado o contrário, o conteúdo deste site é licenciado sob uma licença Creative Commons Atribución 4.0 internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.