Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

 

  • Os autores devem submeter seus artigos, através do nosso portal Open Journal System (https://publicacionesfac.com/index.php/cienciaypoderaereo).
  • É necessário satisfazer os requisitos para o documento estabelecido na seção “Requisitos do texto”, onde é especificado o tipo de arquivo preferido, o formato do documento, a fonte preferida, a pontuação da letra, o espaçamento entre linhas, assim como o manual de estilo seguido por Ciencia y Poder Aéreo. 
  • Também, é preciso seguir as recomendações éticas do processo consignadas em “Responsabilidades do autor”, como, o envio de uma ficha de apresentação, as considerações sobre a autoria e problemas com esta; a necessidade de disponibilizar informação veraz sobre o financiamento e a filiação institucional; a permissão para enviar seu documento para ser avaliado por pares; a permissão para usar seus dados para plataformas como Publindex o Crossref; o compromisso de que o artigo é original, não tem sido submetido simultaneamente para outras revistas, não é redundante, e a cessão de direitos de propriedade intelectual ou patrimonial à Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana

Normas gerais

Todo artigo deve: 

  • Fazer referência às áreas relacionadas a Segurança Operacional e Logística na Indústria Aeronáutica, Gestão e Estratégia, Tecnologia e Inovação, e Educação e TIC
  • Ser um documento ou artigo original, não ter sido publicado ou considerado em outra revista. 
  • Estar cientificamente documentado, ser coerente, e ter unidade.
  • Indicar o tipo de artigo: um artigo de pesquisa, de reflexão ou de revisão. 
  • Indicar o projeto de pesquisa, registro (em caso de contar com este) e/ou dados relacionados ao trabalho que será apresentado.
  • Apresentar a filiação acadêmica do autor(es), perfil profissional e dados de contato, função desempenhada (intelectual, experimental ou de escritura). Também contar com um ORCID e uma CVLAC, caso estiver vinculado a uma instituição colombiana. É recomendado incluir seu nome normalizado preferido, levando em conta as considerações da International Registry of Authors-Links to Identify Scientists (https://www.iralis.org/).
  • Declarar se o autor está vinculado a conflitos de interesse. 
  • Cada proposta de artigo é submetida a avaliação por pares, cujo conceito é importante para a decisão de sua publicação. 
  • Declarar potenciais conflitos de interesses.
  • Os dados proporcionados serão usados para a plataforma Publindex e Crossref. 

Requisitos e estrutura dos artigos

Requisitos do texto

  • Os artigos devem ter uma fonte Times New Roman; tamanho da letra 12, espaçamento simples.
  • Equações, tabelas e figuras devem ser citadas no texto de acordo com as normas da APA, 7ª edição. Por exemplo, numerar e citar estas dentro do documento, levando em conta o título de cada uma delas e descrevendo qual é a fonte de cada uma. 
  • Siglas: o nome completo será citado pela primeira vez e a abreviação entre parêntesis. Posteriormente, apenas a sigla será usada. As siglas introduzidas devem ser usadas em todo o texto.  
  • Citação e referências: as citações e as referências devem ser editadas com base às normas da APA, 7ª edição.
  • As notas de rodapé serão usadas apenas para contribuições substantivas ao texto.

Estrutura para os tipos de artigos

Título: em espanhol, inglês e português. Como nota de rodapé, indicar o tipo de artigo, informações sobre a pesquisa e outros dados relacionados – grupo de pesquisa, registro do projeto, entidade que o financia ou outras informações relevantes. O título deve ter no máximo 15 palavras. O autor deve esclarecer o assunto do artigo e ser específico. 

Resumo: em espanhol, português e inglês, deve ter no mínimo, 150 palavras, e no máximo 300 palavras. 

Os resumos dos artigos de pesquisa (resumos analíticos) têm a seguinte estrutura: introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões. 

No caso de artigos de reflexão (resumos analíticos sintéticos) devem-se apresentar os aspectos significativos do texto de uma maneira lógica, destacando os resultados obtidos pelo autor.

Os resumos de artigos de revisão apresentam os principais pontos da análise (resumos descritivos) oferecendo as principais descobertas partindo desta comparação. No caso dos artigos de revisão sistemática ou meta-análise segue-se uma estrutura similar à dos artigos de pesquisa.

Palavras-chave: de 3 a 6 em ordem alfabética (levar em conta as palavras temáticas fornecidas por tesauros sugeridas em “Classificação de artigos”). Separar por ponto e vírgula (;). 

Os artigos de pesquisa devem ter uma introdução (abordar o problema de pesquisa); metodologia; resultados; discussão; conclusões, recomendações ou agradecimentos (opcional). 

As referências devem estar em ordem alfabética de acordo com as normas da APA, 7ª edição. É recomendado que a maioria das fontes sejam artigos em revistas indexadas ou livros de editoras acadêmicas que tenham sido publicados nos últimos cinco anos, e tenham DOI. 

Em um arquivo separado, devem-se incluir detalhes do(s) autor (res), nome, sobrenome, currículo breve, filiação acadêmica, e-mail e endereço postal (endereço do trabalho e/ou correspondência), número de telefone e vinculação acadêmica e profissional, função/papel dentro da realização do artigo (intelectual, experimental ou escritura). 

Processo de submissão

Como parte do processo, os autores comprometem-se a verificar se a submissão atende a todos os itens apresentados abaixo. As submissões que não atenderem as diretrizes serão devolvidas aos autores. 

  1. O trabalho submetido não foi publicado anteriormente nem foi enviado simultaneamente para outras revistas. 
  2. O manuscrito está no formato Microsoft Word (Forma de ficheiro eletrônico .doc.). 
  3. Os artigos devem ter uma fonte Times New Roman; tamanho da letra 12, espaçamento simples. 
  4. As referências bibliográficas tem sido apresentadas em ordem alfabética, de acordo com as diretrizes das normas APA, 7ª edição. 
  5. Todas as figuras e tabelas foram colocadas na posição correspondente e não no final do texto, e devem ser citadas ao longo do documento. Todas as figuras (gráficos, imagens, fotografias) e tabelas devem ser enviadas separadamente em máxima qualidade ou em formatos editáveis, caso precisarem ser editadas para efeitos de design. 
  6. O artigo submetido foi preparado para revisão cega por pares, ou seja, as referências e nomes dos autores foram removidos de todas as partes do artigo e substituídos pela palavra “autor” (incluindo as propriedades do documento). 
  7. Os dados do autor foram anexados em um arquivo separado, com nome, sobrenome, resumo breve, afiliação acadêmica, e-mail e endereço postal (endereço do trabalho ou correspondência), números de telefone de contato e filiação acadêmica ou profissional, papel (intelectual, experimental ou escritura). 
  8. Na maioria das referências são de artigos em revistas indexadas ou livros acadêmicos publicados, no máximo, há cinco anos. 
  9. Cessão de direitos de propriedade intelectual. Propriedade intelectual refere-se a criações artísticas, industriais ou científicas. A revista rege-se por políticas de direitos de acordo com seguintes princípios: 
  • Foi concluída e assinada A “Carta de apresentação e a licença de uso e Cessão de direitos econômicos e declaração de conflito de interesse”. O Documento que declara que são os autores originais do manuscrito. (Este documento inclui aspectos relacionados à licença de uso e direitos patrimoniais).
  • A equipe editorial é, portanto, exonerada de qualquer obrigação ou responsabilidade por ações legais que surjam do trabalho apresentado relacionados à violação de direitos de terceiros, sejam eles propriedade intelectual ou industrial, sigilo comercial ou qualquer outro.
  • É responsabilidade dos autores obter as autorizações necessárias das imagens sujeitas a copyright.
  • Caso for decidido não publicar o artigo na revista, a cessão de direitos acima mencionada não terá efeito, deste modo o autor recuperará todos os direitos de exploração da obra. 
  • O envio dos artigos não implica que a revista esteja na obrigação de publicá-los, pois eles serão submetidos à avaliação de pares-cegos; os textos que, na opinião do editor do Comitê Editorial ou do Comitê Científico, atendam aos requisitos exigidos e sejam trabalhos relacionados à Segurança Operacional, Logística na Indústria Aeronáutica, Tecnologia e Inovação, Gestão e Estratégia, Educação e TIC, ou relacionados à indústria aeroespacial ou a setores relacionados.  
  • Caso contrário, a política de confidencialidade e o aviso legal da revista são entendidos como aceitos no momento de concluir a submissão do artigo e no momento de preencher o formulário registro no site www.publicacionesfac.com.

Política de Prevenção de Plágio

Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos seus artigos e materiais associados, garantindo sua originalidade e caráter inédito. A revista Ciencia y Poder Aéreo verifica todos os manuscritos submetidos para publicação usando o software anti-plágio iThenticate, que expõe a percentagem de semelhança que uma obra tem com os outros escritos já publicados ou encontrados em bancos de dados, com o propósito de garantir a originalidade dos manuscritos. Ciencia y Poder Aéreo se acolhe ao processo de fluxo recomendado pelo Committee on Publication Ethics acerca de uma possível suspeita de plágio. Deste modo, se o texto superar um 20% de semelhança, a equipe editorial procederá a pedir ajustes no documento. Quando essa semelhança representar uma percentagem maior ou corresponder a fragmentos completos e signitificativos do texto, a equipe concluirá que o texto foi plagiao e pedirá explicações aos autores. Caso as explicações não forem satisfatórias, o manuscristo será rejeitado. 

Política de Avaliação

Quando a revista Ciencia y Poder Aéreo recebe um artigo, realiza uma revisão inicial na qual é considerado se o manuscrito atende às condições básicas de formato, pertinência temática e qualidade científica. Os artigos que respondem a esses critérios são inseridos no processo editorial, no qual o procedimento da política de prevenção do plágio é realizado. Posteriormente são enviados aos pares acadêmicos, e aqueles que receberem a qualificação para ser publicados, continuarão no processo de revisão e publicação.

Avaliação por pares

Os avaliadores são designados de acordo com os temas desenvolvidos, procurando que os manuscritos se ajustem à especialidade destes. Dessa forma, é enviado um convite, e o respectivo formato de avaliação especificando o prazo de entrega do conceito. Todo artigo aceito na revisão inicial e que passa na verificação anti-plágio, será submetido à avaliação de pares externos. A revisão por pares é avaliação duplo-cega. 

Todo avaliador emite um conceito levando em consideração a seguinte escala: 

AVALIAÇÃO 

CONCEITO

EXCELENTE

Publique-se no estado atual. 

BOM

É um trabalho publicável com ajustes de forma ou redação, assuntos metodológicos ou teóricos leves. 

SATISFATÓRIO

É um trabalho publicável com ajustes significativos na metodologia ou nos apartes teóricos. 

NÃO ACEITÁVEL 

Não é um trabalho publicável; requer correções profundas e sérias em todos os aspectos: escritura, metodologia, teoria e argumentação. 

O par acadêmico emite o conceito. Para isso considera os seguintes itens: 

  • O nível de originalidade do documento teórica ou experimentalmente. 
  • A relevância do trabalho para as discussões atuais na disciplina científica considerada. 
  • O nível de progresso da pesquisa que, graças ao trabalho, tem o campo científico. 
  • O grau de solidez que o artigo tem no aspecto teórico ou conceitual. 
  • A qualidade das referências em que o trabalho é baseado, medida na atualidade, ou seja, que a literatura revisada por pares que têm DOI, seja relevante para as áreas que o trabalho considera. 
  • O rigor na metodologia, baseado na justificação das abordagens metodológicas, dos instrumentos, da população, da validez interna, externa ou ecológica. 
  • O nível de análise dos resultados, no qual é examinado até que ponto os resultados respondem as questões de pesquisa e os autores são capazes de discuti-las com aspectos teóricos mais abrangentes. 
  • Validez das conclusões. Neste ponto, é feita referência ao grau em que as conclusões decorrem logicamente das discussões e os resultados. Também em que medida contribuem para a área de pesquisa do artigo. 
  • Redação, coerência e coesão. Este critério determina que a escritura seja escrita de forma clara, não incorra em problemas de redação, ortografia e ortotipografia, é entendido como as diferentes seções se relacionam e não há saltos abruptos na narrativa.   

Os responsáveis pela revisão terão a responsabilidade de contribuir para uma decisão fundamentada sobre a viabilidade de cada artigo submetido ao processo. Além disso, eles têm que garantir o cumprimento dos prazos acordados, a gestão de dados confidenciais, esclarecer possíveis conflitos de interesse, e ser objetivos. Por outro lado, para identificar possíveis falhas éticas no manuscrito (plágio, submissão em outra revista, publicação completa ou parcial), será necessário comunicar-se com os membros da equipe editorial oportunamente.

Revisão e publicação 

Processo de revisão e publicação

  1. Uma vez que o artigo é recebido no encerramento do edital, o editor avalia se atende os requisitos básicos do formato, pertinência temática e qualidade científica. Os artigos que satisfazem estes critérios começam o processo editorial, no qual é realizado o processo de prevenção de plágio, para, por último, ser submetido ao Comitê Editorial ou ao Comitê Científico (avaliação interna). 
  2. Os avaliadores são designados de acordo com os temas desenvolvidos, procurando que os manuscritos se ajustem à especialidade destes. Dessa forma, é enviado um convite, e o respectivo formato de avaliação especificando o prazo de entrega do conceito. A revisão é avaliação duplo-cega.
  3. Todo avaliador emite um conceito levando em consideração a seguinte escala: 

AVALIAÇÃO 

CONCEITO

EXCELENTE

Publique-se no estado atual. 

BOM

É um trabalho publicável com ajustes de forma ou redação, assuntos metodológicos ou teóricos leves. 

SATISFATÓRIO

É um trabalho publicável com ajustes significativos na metodologia ou nos apartes teóricos. 

NÃO ACEITÁVEL 

Não é um trabalho publicável; requer correções profundas e sérias em todos os aspectos: escritura, metodologia, teoria e argumentação. 

 

  1. O par acadêmico emite o conceito de acordo com os seguintes parâmetros: 
  • O nível de originalidade do documento teórica ou experimentalmente. 
  • A relevância do trabalho para as discussões atuais na disciplina científica considerada. 
  • O nível de progresso da pesquisa que, graças ao trabalho, tem o campo científico. 
  • O grau de solidez que o artigo tem no aspecto teórico ou conceitual.
  • A qualidade das referências em que o trabalho é baseado. 
  • O rigor na metodologia. 
  • O nível de análise dos resultados e discussão.  
  • Validez das conclusões. 
  • Redação, coerência e coesão. 
    2. O resultado final das avaliações é comunicado pelo editor aos autores. A revista não se compromete a manter comunicação com o(s) autor(es) sobre os critérios adotados. O feedback dos conceitos é feito no caso de ter que fazer melhorias relacionadas à estrutura e forma do texto
    3. Todo artigo aceito está sujeito a uma nova revisão feita pelo editor e pelo Comitê Editorial. Os autores cujos artigos foram aceitos para publicação devem enviar a Carta de apresentação, Licença de uso e Cessão de Direitos Patrimoniais. 
    4. Finalmente, as versões finais são recebidas, fazendo uma nova revisão interna, na qual é verificado se as correções sugeridas pelos revisores foram feitas e se os padrões éticos ainda estão sendo atendidos. 
    5. Uma revisão de forma e estilo é feita. Em seguida, a versão final é enviada ao designer para a diagramação do documento. A correção ortotipográfica é feita por revisores e autores. Após este último ajuste, a revista é publicada.  
    6. Todo autor receberá uma comunicação eletrônica sobre a publicação do artigo. O autor deve colaborar na revisão do texto e na diagramação para evitar erros e garantir que seus objetivos de comunicação sejam alcançados. Recomenda-se que o autor participe da divulgação do seu artigo, para que sua pesquisa tenha um maior alcance. Para isso será fornecido um guia que explique minuciosamente como realizar este procedimento. Em alguns casos, os arquivos multimídia serão feitos de acordo com a autorização da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana.  

Política de acesso aberto

O acesso aberto é uma ferramenta que permite a colaboração na pesquisa científica e contribui para aumentar a visibilidade acadêmica. Ciencia y Poder Aéreo segue o princípio de compartilhar as informações acadêmicas e científicas contidas em seus volumes. Esta revista permite ler, fazer download, copiar, imprimir ou distribuir sem obstáculos financeiros. A limitação consiste em que o autor tem controle sobre a integridade de seu trabalho e é reconhecido e citado. O modelo utilizado pela revista é uma via exclusiva de acesso aberto, que são aquelas revistas em que a publicação e o acesso são gratuitos, se taxas de processamento, sem publicação ou embargo de artigos. 

Taxa por submissão de artigos 

Esta revista não cobra dos autores o envio de artigos para a revista. 

Taxa pela publicação de artigos

Esta revista não cobra taxas dos autores pelo processamento ou publicação de artigos na revista. 

Política de auto-arquivo dos artigos

As políticas de auto-arquivamento é a posição dos editores universitários e suas equipes editoriais de periódicos sobre o acesso aos seus arquivos, direitos de exploração e licenças de publicação, e sua relevância no auto-arquivamento de autores em repositórios institucionais ou temáticos de artigos publicados nelas. Nesse sentido, a revista deixa claro se os artigos podem ser publicados na versão pré-impressão, pós-impressão ou ambas. A Revista Ciencia y Poder Aéreo faz explícito que os autores devem usar a versão publicada dos artigos, aquela que é avaliada pelos pares e tem um processo editorial completo. Além disso, os autores devem fazer explícito que o artigo procede da Revista Ciencia y Poder Aéreo e vincula o documento ao DOI oficial do artigo. 

Sistema SHERPA/RoMEO

A iniciativa Sherpa/Romeo é uma base de dados que coleta informações sobre os recursos de auto-arquivamento que uma revista dispõe. Nesse sentido, a Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana é uma editora azul, segundo as categorias que a iniciativa propõe. Nesta categoria, o autor pode depositar a versão final do artigo em repositórios, depois da avaliação por pares e da edição acadêmica, especificando o DOI do artigo, aclarando que provém da Revista Ciencia y Poder

Política CrossMark

A revista Ciencia y Poder Aéreo usa CrossMark para manter seus leitores informados sobre qualquer alteração em seus artigos publicados. O CrossMark é uma iniciativa do CrossRef para fornecer uma forma padronizada de localizar a versão oficial de um documento. A revista Ciencia y Poder Aéreo reconhece a importância de manter a integridade dos registros acadêmicos para pesquisadores e bibliotecas, e deste modo garante que seu arquivo eletrônico sempre tenha conteúdo confiável. Quando o leitor clica no ícone do CrossMark, este informa sobre o status do documento, além de informações adicionais sobre o histórico da publicação. O conteúdo que é apresentado no ícone do CrossMark é o conteúdo publicado no site da revista atualizada ou futuras publicações.

Seguindo as indicações de CrossMark, a Revista Ciencia y Poder Aéreo admite a existência de dois tipos de mudanças: 

  • Mudanças menores, que incluem alterações no formato, gramática ou ortografia. Caso houver essas mudanças, a revista precisará expressa-las aos leitores, de modo que permaneça o status atual em CrossMark. 
  • Por esse motivo, é impedido que os autores colaborem no processo editorial final, de forma que diminua a necessidade de recorrer a estas mudanças de último minuto.
  • Mudanças importantes. Referem-se à retratação de um artigo por erro ou à correção do nome de um autor. A Revista se compromete a fazer uma nota de correção e retração com DOI próprio. Igualmente, será realizado um ajuste ao estado de CrossMark dos autores. 
  • Pede-se aos autores que os dados de autoria sejam verificados, assim como os institucionais e de financiamento para evitar o alcance dessas instâncias.

Para mais informação sobre o CrossMark visite http://www.crossref.org/crossmark/

Política de arquivo da revista -  Sistema de arquivo LOCKSS/CLOCKSS

Com o objetivo da preservação digital, a revista usa o sistema LOCKSS da Universidade de Stanford, que é uma rede de código aberto que permite que as bibliotecas coletem, preservem e forneçam aos leitores acesso ao material publicado na web. Igualmente a revista usa o sistema CLOCKSS, o qual funciona com a tecnologia LOCKSS. 

Políticas de troca, Distribuição e relações públicas

A Revista pretende ter uma divulgação constante dos trabalhos, por meio de mídias tradicionais (impressas) e atuais, como redes sociais, blogs e redes de pesquisa. Os autores colaboram ativamente na difusão dos seus trabalhos, para os quais a equipe editorial especializada fornece recursos didáticos e ajuda na produção técnica de produtos de apoio. 

A Revista acolhe-se as recordações da Revista Comunicar, um dos meios líderes em Iberoamérica, de constituir consórcios de revistas para fortalecer a qualidade de cada uma. Caso tiverem interesse em fazer parte do consórcio, as revistas devem atender as seguintes normas:

  • As revistas incluem nosso logo e o nome da nossa revista no seu próprio site como publicidade direta. 
  • Os pesquisadores e revisores compartilharão em função das temáticas e da experiência. 
  • A publicação conjunta de editais e publicidade sobre novos números é necessária.  
  • Existe uma política comum de difusão por meio da divulgação em redes sociais, nas quais podem-se conectar sinergias temáticas.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O texto reúne as condições estilísticas e bibliográficas incluídas nas diretrizes para o autor / a, na seção Sobre a Revista.

     

  • O trabalho submetido não foi publicado anteriormente nem foi enviado simultaneamente para outras revistas (ou uma explicação sobre isso foi fornecida nos comentários ao/à Editor/a)
  • O manuscrito está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.
  • Preencher, assinar e anexar a Carta de presentación y licencia de uso como um “arquivo complementar” durante a submissão online de seu manuscrito. Sem este documento, seu manuscrito não poderá iniciar o processo de avaliação.
  • Os artigos devem ter entre 6.000 a 10.000 palavras, incluindo referências e anexos; tamanho da letra (21,5 x 25 cm); fonte Myriad Pro ou Times New Roman; espaçamento 1,5, e margem de 2,54 cm de cada lado
  • O texto tem um espaçamento simples; tamanho da letra 12. Itálico é usado em lugar de sublinhado (exceto em URLs), e todas as figuras e tabelas foram colocadas na posição correspondente e não no final do texto
  • Título: em espanhol, inglês e português. Como nota de rodapé, indicar o tipo de artigo, informações sobre a pesquisa e outros dados relacionados – grupo de pesquisa, registro do projeto, entidade que o financia ou outras informações relevantes. O título deve ter no máximo 15 palavras. O autor deve esclarecer o assunto do artigo e ser específico.
  • Resumo: em espanhol, português e inglês, deve ter no mínimo, 150 palavras, e no máximo 300 palavras. Os resumos dos artigos de pesquisa científica e tecnológica têm a seguinte estrutura: introdução, métodos, resultados, conclusões. No caso de artigos de reflexão, apresenta um “texto informativo que expõe os aspectos significativos e relevantes do texto de uma maneira lógica, incluindo os resultados”.
  • Palavras-chave: de 3 a 6 em ordem alfabética (levar em conta as palavras temáticas fornecidas por tesauros sugeridas em “Classificação de artigos”). Separar por ponto e vírgula (;).
  • Os artigos de pesquisa devem ter uma introdução (abordar o problema de pesquisa); metodologia; resultados; discussão; conclusões, recomendações ou agradecimentos (opcional).
  • Citação e referências: as citações e as referências devem ser editadas com base às normas da APA, 7ª edição.
  • Equações, tabelas e figuras devem ser citadas no texto de acordo com as normas da APA, 7ª edição
  • As referências devem estar em ordem alfabética de acordo com as normas da APA. 80% das fontes devem ser artigos em revistas indexadas ou livros de editoras acadêmicas. 70% das referências devem ter sido publicadas nos últimos cinco anos.
  • • Arquivo separado: incluir detalhes do(s) autor (res), nome, sobrenome, currículo breve, filiação acadêmica, e-mail e endereço postal (endereço do trabalho e/ou correspondência), número de telefone e vinculação acadêmica e profissional, função/papel dentro da realização do artigo. https://www.publicacionesfac.com/_archivos/Carta_Presentacion.doc
  • Siglas: o nome completo será citado pela primeira vez e a abreviação entre parêntesis. Posteriormente, apenas a sigla será usada. As siglas introduzidas devem ser usadas em todo o texto.
  • As notas de rodapé serão usadas apenas para contribuições substantivas ao texto.
  • No caso de envio do texto para avaliação por pares, se garante uma avaliação anônima
  • Sempre que possível, os URLs serão fornecidos para referências.

Política de Privacidade

A revista científica Ciencia y Poder Aéreo da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana protege a informação pessoal e fará todos os esforços necessários para tratar adequadamente as informações coletadas. Todas as informações coletadas, bem como as solicitações relacionadas, serão tratadas com o mesmo cuidado possível, de acordo com as normas vigentes sobre a proteção de dados pessoais.

A coleta de informação pessoal 

Em algumas circunstâncias podemos solicitar informação pessoal, afiliação institucional, e-mail, número de telefone, entre outros. Sua resposta às perguntas é voluntária. A revista Ciencia y Poder Aéreo usa a informação para personalizar sua experiência ainda mais em nosso site. Além disso, para personalizar sua interface com nossos recursos eletrônicos. O usuário pode visitar nosso site sem revelar nenhuma informação pessoal. 

Recolhimento de informação de domínio

A revista Ciencia y Poder Aéreo também coleta informação de domínio como parte da sua análise do uso deste site. Os dados coletados nos permitem entender melhor nossos artigos, leitores e outras comunidades que visitam o portal. Deste modo, a revista usa essa informação para melhorar seu funcionamento na Web. Esta informação é coletada automaticamente e não requer nenhuma ação da sua parte.

Divulgação a terceiros

Na revista tratamos a informação de nossos leitores como privadas e confidenciais, e não divulgaremos seus dados a terceiros sem sua permissão expressa. A exceção são os registros das plataformas Publindex e CrossMark que visam o bom funcionamento da revista no ecossistema científico global. 

O uso de cookies

Algumas páginas deste site podem usar cookies, que são pequenos arquivos que o site coloca no disco rígido para fins de identificação. Esses arquivos são usados para registro e personalização do site na próxima vez que você nos visitar. É preciso ter em conta que os cookies não podem ler os dados do seu disco rígido. Seu navegador web pode permitir que você seja notificado quando receber um cookie, oferecendo a opção de aceitar ou não. Ao não aceitar cookies, algumas páginas podem não funcionar completamente e, talvez, você não consiga acessar determinada informação neste site. 

Esta declaração pode mudar ocasionalmente, por isso, é importante verificar regularmente. Se você tiver alguma pergunta sobre como a sua informação é usada ou perguntas sobre a política de privacidade, não duvide em entrar em contato conosco.