Desenvolvimento de um jogo de treinamento para contribuir com a conscientização da segurança cibernética do pessoal da Escola de Aviação Militar "Marco Fidel Suárez" da Força Aérea Colombiana na cidade de Cali.

Autores

  • Jair Abadia Correa Escuela Militar de Aviación (EMAVI) “Marco Fidel Suárez”
  • Ludwing Ortiz Paez Escuela Militar de Aviación (EMAVI) “Marco Fidel Suárez”
  • Nicolas Peña Castiblicanco Escuela Militar de Aviación (EMAVI) “Marco Fidel Suárez”

DOI:

https://doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.577

Palavras-chave:

Jogo de treinamento, cibersegurança, segurança cibernética, gamificação, ISO27000.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de um diploma de engenharia informática da Escola Militar de Aviação. Este trabalho tem três propósitos: primeiro, o desenvolvimento de um programa de aplicação das melhores práticas por estudantes do último grau de Ciência da Computação; o segundo, usar as soluções de TIC para o ensino na segurança cibernética ou na cibersegurança; Em terceiro lugar, aplique uma estratégia de motivação de treinamento no tema da segurança cibernética (gamification): jogo de treinamento (jogo sério) como um programa desenvolvido para conscientizar o pessoal da Escola Militar de Aviação, Marco Fidel Suarez - Força Aérea Colombiana na cidade de Cali.
Para desenvolver o jogo de treinamento, utilizaram-se diferentes linguagens de programação web (HTML5, JavaScript, css e php), e um banco de dados mysql foi integrado para tornar o jogo interativo.
O jogo de treinamento foi projetado para educar diferentes usuários. É dividido em várias interfaces: a primeira, a entrada ao jogo, no qual o sistema solicita um usuário e uma senha; o segundo, no qual a segurança da informação é explicada, com a qual o usuário é capaz de construir conhecimento do objeto de aprendizagem virtual (Ova). A terceira interface é do tipo jogo Quem quer ser um milionário, do qual a aprendizagem será avaliada por meio de algumas questões aleatórias que produzirão uma nota. A quarta e última interface mostra os escores obtidos.

A curto prazo, o grau de conhecimento da segurança cibernética do pessoal da Escola de Aviação Militar será avaliado para saber se é possível aplicar um plano piloto de médio prazo, no qual a referida estratégia é implementada no CACOM 7, levando em consideração os resultados jogado na primeira fase de interação.

O aplicativo foi carregado na plataforma virtual da instituição, o que permitiu que 60% da equipe usasse e conhecesse seus avanços no conhecimento da segurança cibernética e dicas para minimizar os riscos na segurança da informação ao usar a tecnologia.

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Publicado

2017-12-06

Edição

Seção

Educação e TIC

Como Citar

Desenvolvimento de um jogo de treinamento para contribuir com a conscientização da segurança cibernética do pessoal da Escola de Aviação Militar "Marco Fidel Suárez" da Força Aérea Colombiana na cidade de Cali. (2017). Ciencia Y Poder Aéreo, 12(1), 264-275. https://doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.577