Implementação da tecnologia aeronáutica para apagar incendios nas florestas no território colombiano
DOI:
https://doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.514Palavras-chave:
Air Tractor AT-802, reflorestamento e restauração, desastre agro-florestal, incêndio florestal, risco ambientalResumo
Este artigo apresenta a implementação de tecnologias aeronáuticas para atender a imediata necessidade que significam as mudanças climáticas informando a urgente necessidade de adquirir um grupo de aviões para apagar incêndios florestais. Para isto, o Estado Colombiano deve garantir a implementação de tecnologias que permitam aplicar uma solução dinâmica consequentemente com as contingências encontradas, num panorama de manejo razoável do risco, com um apoio eficaz na cobertura do território nacional, com os bombeiros da Colômbia perante situações críticas e de perigo. As evidencias objetivas, situações e dados apresentados, vão permitir compreender a imediata necessidade de satisfazer, por parte de Estado, na procura permanente duma nação mais humana.Downloads
Referências
Air Tractor. [En línea] Disponible en http://www.airtractor.com/es/aircraft/802f, recuperado el 20 de julio de 2016.
Alegría, M.; Álvarez G., Otros. (2007). Incorporación de los Principios de la Gestión Integrada de Recursos Hídricos en Los Marcos Legales en América Latina: Experiencias Aprendidas. Universidad Externado de Colombia.
Amaya, O. (2002). La Constitución Ecológica de Colombia. Universidad Externado de Colombia
Amaya, O.; Castiblanco C., otros. (2007).Control Fiscal Ambiental. Universidad Externado de Colombia.
Banco Mundial Colombia. (2012). Análisis de la Gestión del Riesgo de Desastres en Colombia. Ed. Banco Mundial.
Constitución Política de Colombia, (2009).Bicentenario de la Independencia de Colombia 1810 2010. Senado de la República. Imprenta Nacional de Colombia,2.a.ed.
Dirección Nacional de Bomberos de Colombia. (2016). [En línea] Disponible en: http://bomberos.mininterior.gov.co/, recuperado el 11 de julio de 2016.
Greunal. (2010).Guías Técnicas para la Restauración Ecológica de Ecosistemas. Colombia: Universidad Nacional de Colombia.
Ortega, M. (2005). Programa Educación Para la Prevención del Riesgo de Incendios Forestales a Través de las TICs. Chile: Corporación Nacional Forestal.
Rojas, C. (2004). Evolución de las Características y de los Principios del Derecho Internacional Ambiental y su Aplicación en Colombia. Colombia: Universidad Externado de Colombia.
Taylor, S.; Bogdan, R. (1996). Introducción a los Métodos Cualitativos de Investigación. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica S.A. 3° Reimpresión.
Vallejo, M.; Baena, C. (2007). Toxicología Ambiental. Colombia: Ed. Grupo Empresarial Wills Ltda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de cessão de direitos autorais à revista
O autor cede exclusivamente à Revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, no todo ou em parte, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuros, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e pelo mundo inteiro.
Todo o conteúdo publicado na revista científica Ciencia y Poder Aéreo está sujeito à licença de reconhecimento internacional Creative Commons 4.0, cujo texto completo pode ser encontrado em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite que qualquer usuário baixe, imprima, extraia, arquive, distribua e comunique publicamente este artigo, desde que seja dado o devido crédito aos autores: ao(s) autor(es) do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Exceto quando for indicado o contrário, o conteúdo deste site será licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.
Licença Creative Commons
Os autores concedem à revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, inteira ou parcialmente, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuras, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e no mundo inteiro.
Todos os conteúdos publicados na revista científica Ciencia y Poder Aéreo estão sujeitos à licença de reconhecimento 4.0 4.0 Internacional de Creative Commons, cujo texto completo pode-se consultar em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A licença permite a qualquer usuário baixar, imprimir, extrair, arquivar, distribuir e comunicar publicamente um artigo, desde que seja dado crédito aos autores do trabalho: aos autores do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista Científica da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Salvo onde for indicado o contrário, o conteúdo deste site é licenciado sob uma licença Creative Commons Atribución 4.0 internacional.
Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo1@gmail.com
A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores.