Sobre a Revista

Enfoque e alcance

A revista científica Ciencia y Poder Aéreo é uma publicação semestral, editada pela Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Seu objetivo é comunicar os resultados de pesquisa nos temas de Segurança Operacional e Logística na Indústria Aeronáutica, Gestão e Estratégia, Tecnologia e Inovação e Educação e TIC. Além disso, a publicação busca contribuir ao desenvolvimento tecnológico e científico do país. 

Missão 

A revista Ciencia y Poder Aéreo é um meio de comunicação de artigos resultado de pesquisa, de reflexão, e de revisão. Estes artigos devem ser inéditos, originais e rigorosos. A revista se constitui como um ponto de encontro da comunidade científica, nacional e internacional em torno da indústria aeroespacial, desde um ponto de vista interdisciplinar. Deste modo, a revista contribui ao desenvolvimento econômico, industrial e humano do país. 

Visão 

A revista Ciencia y Poder Aéreo será concebida como um dos principais meios de comunicação científica abertos na indústria aeroespacial, tanto quanto no campo da engenharia e administração como nas ciências sociais. A qualidade dos manuscritos ajudará a garantir um aumento significativo e constante dos índices de impacto da publicação nos diferentes campos de trabalho. Do mesmo modo, será reconhecida no meio acadêmico, científico e empresarial na indústria aeroespacial nacional e internacional. A revista fará parte das melhores bases de dados especializadas e estará indexada em Scorpus e Web of Science.

Público

A revista Ciencia y Poder Aéreo está dirigida à comunidade científica nacional e internacional, estudantes, professores, docentes, pesquisadores, formadores de políticas públicas no campo da innovação, assim como membros das Forças Militares, e da indústria aeronáutica e aeroespacial. 

Política Editorial

Na Política editorial da revista Ciencia y Poder Aéreo é incluida uma seção destinada à ética em relação as resposabilidades do autor, do árbitro e do processo de avaliação assim como do processo editorial.  É de notar que o processo inclui uma revisão interna e externa, duplamente cega por pares. O tempo estimado para a avaliação interna é de um mês; para a revisão pelos pares, um mês. No total, o processo de avaliação leva dois meses. 

Política de Avaliação

Quando a revista Ciencia y Poder Aéreo recebe um artigo, realiza uma revisão inicial na qual é considerado se o manuscrito atende às condições básicas de formato, pertinência temática e qualidade científica. Os artigos que respondem a esses critérios são inseridos no processo editorial, no qual o procedimento da política de prevenção do plágio é realizado. Posteriormente são enviados aos pares acadêmicos, e aqueles que receberem a qualificação para ser publicados, continuarão no processo de revisão e publicação.

Avaliação por pares

Os avaliadores são designados de acordo com os temas desenvolvidos, procurando que os manuscritos se ajustem à especialidade destes. Estes pares não pertencem à instituição editora. Dessa forma, é enviado um convite, e o respectivo formato de avaliação especificando o prazo de entrega do conceito. Todo artigo aceito na revisão inicial e que passa na verificação anti-plágio, será submetido à avaliação de pares externos. A revisão por pares é avaliação duplo-cega. 

Todo avaliador emite um conceito levando em consideração a seguinte escala: 

AVALIAÇÃO 

CONCEITO

EXCELENTE

Publique-se no estado atual. 

BOM

É um trabalho publicável com ajustes de forma ou redação, assuntos metodológicos ou teóricos leves. 

SATISFATÓRIO

É um trabalho publicável com ajustes significativos na metodologia ou nos apartes teóricos. 

NÃO ACEITÁVEL 

Não é um trabalho publicável; requer correções profundas e sérias em todos os aspectos: escritura, metodologia, teoria e argumentação. 

O par acadêmico emite o conceito. Para isso considera os seguintes itens: 

  • O nível de originalidade do documento teórica ou experimentalmente. 
  • A relevância do trabalho para as discussões atuais na disciplina científica considerada. 
  • O nível de progresso da pesquisa que, graças ao trabalho, tem o campo científico. 
  • O grau de solidez que o artigo tem no aspecto teórico ou conceitual. 
  • A qualidade das referências em que o trabalho é baseado, medida na atualidade, ou seja, que a literatura revisada por pares que têm DOI, seja relevante para as áreas que o trabalho considera. 
  • O rigor na metodologia, baseado na justificação das abordagens metodológicas, dos instrumentos, da população, da validez interna, externa ou ecológica. 
  • O nível de análise dos resultados, no qual é examinado até que ponto os resultados respondem as questões de pesquisa e os autores são capazes de discuti-las com aspectos teóricos mais abrangentes. 
  • Validez das conclusões. Neste ponto, é feita referência ao grau em que as conclusões decorrem logicamente das discussões e os resultados. Também em que medida contribuem para a área de pesquisa do artigo. 
  • Redação, coerência e coesão. Este critério determina que a escritura seja escrita de forma clara, não incorra em problemas de redação, ortografia e ortotipografia, é entendido como as diferentes seções se relacionam e não há saltos abruptos na narrativa.   

Os responsáveis pela revisão terão a responsabilidade de contribuir para uma decisão fundamentada sobre a viabilidade de cada artigo submetido ao processo. Além disso, eles têm que garantir o cumprimento dos prazos acordados, a gestão de dados confidenciais, esclarecer possíveis conflitos de interesse, e ser objetivos. Por outro lado, para identificar possíveis falhas éticas no manuscrito (plágio, submissão em outra revista, publicação completa ou parcial), será necessário comunicar-se com os membros da equipe editorial oportunamente.

 

Classificação dos artigos científicos 

A revista Ciencia y Poder Aéreo avalia artigos de pesquisa que promovam novos conhecimentos. Dentro destes pode-se encontrar: 

  1. Artigo de pesquisa. Documento que apresenta de forma detalhada os resultados originais derivados de projetos de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico. Deve estar estruturado em introdução, revisão da literatura, metodologia, discussão e conclusões. O resumo deve ter no mínimo 150 e, no máximo 300 palavras, e deve ter a mesma estrutura do artigo de pesquisa. É recomendado que, no mínimo, 20 documentos sejam referenciados, em sua maioria artigos de revistas indexadas, capítulos de livros e livros com DOI. As palavras-chave devem ser no máximo 6. Do mesmo modo, é recomendado que estas sejam tomadas do Nasa Thesaurus ou de Unesco Thesaurus (ciências sociais).
  2. Artigo de reflexão. Documento original que apresenta uma perspectiva analítica, reflexiva ou crítica sobre uma temática específica. Contudo, este artigo deve conter uma proposta teórica ou conceitual original que possa contribuir cientificamente nas áreas de interesse da revista. O artigo tem que ser claro, coerente e seguir uma estrutura lógica. O resumo deve ter de 150 a 300 palavras, e deve ter claro o contexto do estudo, qual é o problema, qual é o ponto de vista e como se argumentará a favor desta. É recomendado que, no mínimo, 20 documentos sejam referenciados, em sua maioria artigos de revistas indexadas, capítulos de livros e livros com DOI. Do mesmo modo, é recomendado que estas sejam tomadas do Nasa Thesaurus ou de Unesco Thesaurus (ciências sociais).
  3. Artigo de revisão. Documento onde se organizam, sistematizam e analisam os resultados de pesquisa relevantes para as temáticas gerais da revista. Este tipo de artigos são escritos por autores que dominam uma área de pesquisa e esse conhecimento é representado nos artigos que tem publicado. Serão aceitas revisões de literatura, sistemáticas e meta-análises. Os resumos devem ter o objetivo, os métodos (para revisões sistemáticas ou meta-análise), os resultados e as conclusões. É recomendado que, no mínimo, 50 documentos sejam referenciados de revistas indexadas, capítulos de livros e livros. 

Os artigos serão publicados em espanhol, inglês e português. A revista Ciencia y Poder Aéreo aceita a apresentação de artigos cujas áreas temáticas coincidam com as descritas abaixo: 

  • Segurança Operacional e Logística na Indústria Aeronáutica
  • Gestão e Estratégia
  • Tecnologia e Inovação
  • Educação e TIC

Os temas referidos devem estar, na medida do possível, relacionados com a indústria aeroespacial e áreas afins, com ênfase nas engenharias de referência aeronáutica. 

Requisitos do texto

  • Os artigos devem ter uma fonte Times New Roman; tamanho da letra 12, espaçamento simples.
  • Equações, tabelas e figuras devem ser citadas no texto de acordo com as normas da APA, 7ª edição. Por exemplo, numerar e citar estas dentro do documento, levando em conta o título de cada uma delas e descrevendo qual é a fonte de cada uma. 
  • Siglas: o nome completo será citado pela primeira vez e a abreviação entre parêntesis. Posteriormente, apenas a sigla será usada. As siglas introduzidas devem ser usadas em todo o texto. 
  • Citação e referências: as citações e as referências devem ser editadas com base às normas da APA, 7ª edição.

As notas de rodapé serão usadas apenas para contribuições substantivas ao texto.

 

Política de Prevenção de Plágio

Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos seus artigos e materiais associados, garantindo sua originalidade e caráter inédito. A revista Ciencia y Poder Aéreo verifica todos os manuscritos submetidos para publicação usando o software anti-plágio iThenticate, que expõe a percentagem de semelhança que uma obra tem com os outros escritos já publicados ou encontrados em bancos de dados, com o propósito de garantir a originalidade dos manuscritos. Ciencia y Poder Aéreo se acolhe ao processo de fluxo recomendado pelo Committee on Publication Ethics acerca de uma possível suspeita de plágio. Deste modo, se o texto superar um 20% de semelhança, a equipe editorial procederá a pedir ajustes no documento. Quando essa semelhança representar uma percentagem maior ou corresponder a fragmentos completos e signitificativos do texto, a equipe concluirá que o texto foi plagiao e pedirá explicações aos autores. Caso as explicações não forem satisfatórias, o manuscristo será rejeitado.

Ética da Revista

A revista está sujeita às Ethical guidelines for journal publication de Elsevier. De acordo com estas, os artigos submetidos à revista devem ser originais e inéditos e não devem estar simultaneamente em processo de avaliação em outras publicações ou órgãos editoriais. Caso o manuscrito for aceito, o editor esperará que sua publicação preceda qualquer outra publicação total ou parcial do artigo. Não é aceitável que os artigos submetidos à revista compartilhem uma porcentagem significativa de informação com outros documentos publicados ou não publicados, por esse motivo, poderia ser considerada uma publicação redundate; todo artigo deve ter 80% de informação inovadora. Quando a revista tiver interesse em publicar um artigo que já tenha sido previamente publicado, o autor deverá solicitar a autorização correspondente à editorial que fez a primeira publicação e enviá-la ao editor. Igualmente, é necessário que os autores expliquem seu papel na investigação e possíveis conflitos de interesse que possam influenciar seus resultados ou análise. 

Responsabilidade editoriais e dos autores

Responsabilidades editoriais 

  • A equipe editorial da revista, diretor e editor, com a participação dos comitês editorial e científico, é responsável de definir as políticas editoriais a fim de satisfazer os padrões que permitam seu posicionamento como uma reconhecida publicação científica e acadêmica. 
  • A aceitação ou rejeição de um manuscrito será baseada em sua relevância, originalidade e clareza, e não em critérios subjetivos. 
  • A equipe deverá publicar correções, esclarecimentos, retificações e justificações quando a situação assim o exigir. 
  • Os artigos de pesquisa aprovados na revisão de qualidade editorial anterior, estarão sujeitos à avaliação por pares. A equipe garantirá que esse exame não seja baseado em preconceitos ou confllitos de interesse. 
  • O editor supervisiona o processo de todos os artigos que forem submetidos à revista, e desenvolve mecanismos de confidencialidade para garantir o processo de avaliação cega.
  • Quando a revista recebe reclamos de qualquer tipo, a equipe deve responder oportunamente de acordo com as normas estabelecidas pela publicação, e, caso o reclamo o justifique, deve-se garantir uma investigação que contribua na resolução do problema.
  • Quando os textos submetidos a consideração da revista não forem aceitos para serem publicados, o editor e o seu delegado enviarão uma notificação escrita ao autor explicando os motivos pelos quais seu texto não será publicado na revista. 
  • O direitor e o editor da revista reservam-se a última palavra sobre a publicação dos artigos e o número no qual serão publicados. Essa data será cumprida sempre que o autor envie toda a documentação solicitada no prazo indicado, cumprindo o processo de avaliação correspondente. A publicação dependerá de critérios editoriais e da relevância temática no contexto de pesquisa da disciplina.
  • A revista gerenciará as questões de ética científica com base nos diagramas de fluxo de COPE Committee on Publication Ethics. 

Deve ser lembrado que, embora a revista Ciencia y Poder Aéreo conta com uma política editorial e de ética, não é responsável pelos conceitos emitidos nos artigos. A responsabilidade total é dos autores, os quais asseguraram ter respeitado os direitos de propriedade intelectual de terceiros, conheceram e acolheram as políticas da revista. Da mesma forma, os autores são responsáveis por atestar a veracidade da sua filiação insitucional e investigativa. 

Assim que um número da revista for publicado, o editor e sua equipe terão a responsabilidade da difusão e distribuição aos colaboradores, avaliadores e as entidades com as quais tenha estabelecido acordos de troca de trabalhos desenvolvidos, assim como aos repositórios e sistemas de indexação nacionais e internacionais. Igualmente, o editor ou seu representante são os responsáveis de enviar a revista aos assinantes conjuntamente com as dependências responsáveis da Escola.

Responsabilidades do autor

Os autores devem submeter seus artigos na plataforma https://publicacionesfac.com/index.php/cienciaypoderaereo ou enviá-los ao

e-mail: cienciaypoderaereo1@gmail.com

A revista conta com as instruções para os autores de acesso público, que contém as diretrizes para submeter artigos, assim como as normas de editoriais.

  • Os autores devem apresentar uma ficha no momento de submeter o artigo.
  • Nesta tem que explicar que o texto é da sua autoria e que os direitos de propriedade intelectual de terceiros são respeitados. Caso for utilizado material que não seja propriedade dos autores, será responsabilidade de quem submete o artigo ter as autorizações para o uso, reprodução e publicação de tabelas, gráficas, mapas, diagramas, fotografias, entre outros.
  • Para os artigos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, e outras tipologias é necessário indicar a fonte de financiamento ou apoio financeiro que a pesquisa recebeu, assim com os dados gerais do projeto (código, registro, investigadores), e outra informação que o autor considere pertinente para conhecer grosso modo a incidência e a origem do artigo no momento da sua publicação.
  • É importante esclarecer se os autores têm ou não conflitos de interesse. 
  • Os autores também concordam em submeter seus textos a avaliações externas por pares e comprometem-se a ter em conta as observações dos avaliadores, bem como as dos Comitê Editorial e Científico para realizar os ajustes solicitados. As modificações e correções no manuscrito devem ser feitas pelo autor dentro do prazo indicado pelo editor da revista. 
  • A revista reserva-se o direito de fazer correções de estilo e de forma. Após a revista receber o artigo modificado, o autor será informado de sua completa aprovação. 
  • Embora o editor, o Comitê Científico e os pares acadêmicos aprovem os artigos com base no cumprimento das normas editoriais, critérios de qualidade, investigação rigorosa, os autores são responsáveis pelas ideias expressas nos manuscritos, assim como pela idoneidade da pesquisa.
  • Os autores são responsáveis por garantir que os dados institucionais e de afliciação à pesquisa sejam precisos. 
  • Durante o processo de edição, os autores podem ser consultados pelo editor para resolver preocupações existentes, tanto no processo de avaliação quanto no processo de edição. O e-mail é o meio de comunicação preferido para comunicar-se com os autores. Salvo motivo de urgência, e em caso de não ter resposta pelo e-mail, deve-se estabelecer contato telefônico. 
  • Os autores dos textos aceitos autorizam, ao assinar o documento que autoriza o uso dos direitos de propriedade intelectual, o uso dos direitos autorais (licença de uso: reprodução, comunicação pública, transformação e distribuição) à Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana, para incluir o texto na revista (versão eletrônica) e outros meios considerados adequados.
  • Os autores são convidados a esclarecer o papel que desempenham na redação do artigo. Para isso, serão consideradas a classificação dos autores: o rol teórico, experimental e escritura. 
  • A autoria fantasma ou autoria honorária não é admitida.
  • Lembramos aos autores que os direitos das teses que supervisionam correspondem aos alunos que as elaboraram. 
  • Os debates sobre a ordem dos autores devem-se resolver antes do envio do artigo. 
  • Qualquer mudança nos metadados dos autores deve ser estabelecida em uma carta assinada por todos os autores justificando o motivo da modificação. 
  • Os autores devem manter suas comunicações confidenciais com o editor. 
  • Os autores devem garantir que seu trabalho não tenha sido enviado simultaneamente para outra revista científica. 
  • Os autores colombianos ou estranjeiros que trabalhem na Colômbia comprometem-se a abrir um CVLAC e a atualizá-lo no momento de publicar seu documento. 

Responsabilidades dos pares 

Os avaliadores desempenham um papel fundamental no processo científico, dado que garantem a integridade e a qualidade do trabalho científico. Para isso acontecer, é preciso ter confiança no trabalho nos revisores. Nessa medida, com base nas recomendações da COPE, Ciencia y Poder Aéreo explicita as diretrizes que permitem aos avaliadores realizar seu trabalho de forma consistente, objetiva e dentro do prazo.  

  • Responsabilidade profissional. Autores que tenham publicado seus artigos em revistas acadêmicas podem considerar ser avaliadores em outras publicações, graças ao princípio de reciprocidade no trabalho acadêmico. Os avaliadores devem descrever em detalhe sua informação profissional, de pesquisa e pessoal de forma que a revista possa maximizar seu trabalho associando trabalhos que estejam vinculados a sua área de expertise específica e possa contatá-los com facilidade. 
  • Conflito de interesse. É necessário que todos os potenciais conflitos de interesse sejam declarados. Estes podem ser pessoais, financeiros, intelectuais, profissionais, políticos ou religiosos. Caso não estiver claro se existem conflitos de interesse, deverão perguntar. Se o avaliador trabalha na mesma instituição que a pessoa que fez o envio, não será possível fazer a revisão. Da mesma forma, não será possível aceitar ser avaliador apenas com a intenção de ver o conteúdo do artigo ou com a intenção de apropriar-se do conteúdo do texto para sua própria pesquisa. 
  • Pontualidade. Como cortesia, os avaliadores devem deixar claro quanto tempo levarão para concluir a avaliação. Assim, os pares farão o possível para cumprir a data estimada e, caso não consigam, devem avisar à equipe editorial. Caso não seja possível realizar a avaliação, é aconselhado propor o nome de colegas que a possam fazer. 
  • Confidencialidade. É necessário respeitar a confidencialidade do manuscrito e das comunicações enviadas. Os avaliadores evitarão usar os dados do artigo para sua própria conveniência. Do mesmo modo, os pares não poderão envolver estudantes assistentes a menos que a revista concorde em fazê-lo. 
  • Preconceito. Os avaliadores garantirão que suas decisões e juízos estão determinados por critérios científicos e acadêmicos. No seu conceito, não haverá influências do tipo político, religioso, cultural, comercial ou de gênero. A dupla informará a revista oportunamente sobre sua não competência para os temas do artigo. 
  • Suspeita de violações éticas. Os avaliadores informarão aos membros da equipe editorial sobre possíveis faltas nos manuscritos, como plágios, conhecimentos de que o artigo está sendo avaliado em outras revistas, publicação redundante ou duplicada, etc. 

Política de acesso aberto

O acesso aberto é uma ferramenta que permite a colaboração na pesquisa científica e contribui para aumentar a visibilidade acadêmica. Ciencia y Poder Aéreo segue o princípio de compartilhar as informações acadêmicas e científicas contidas em seus volumes. Esta revista permite ler, fazer download, copiar, imprimir ou distribuir sem obstáculos financeiros. A limitação consiste em que o autor tem controle sobre a integridade de seu trabalho e é reconhecido e citado. O modelo utilizado pela revista é uma via exclusiva de acesso aberto, que são aquelas revistas em que a publicação e o acesso são gratuitos, se taxas de processamento, sem publicação ou embargo de artigos.

O autor cede exclusivamente à Revista os direitos de exploração (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) para explorar e comercializar a obra, no todo ou em parte, em todos os formatos e modalidades de exploração presentes ou futuros, em todas as línguas, por todo o período de vida da obra e pelo mundo inteiro. 

Todo o conteúdo publicado na revista científica Ciencia y Poder Aéreo está sujeito à licença de reconhecimento internacional Creative Commons 4.0, cujo texto completo pode ser encontrado em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ 

A licença permite que qualquer usuário baixe, imprima, extraia, arquive, distribua e comunique publicamente este artigo, desde que seja dado o devido crédito aos autores: ao(s) autor(es) do texto e a Ciencia y Poder Aéreo, Revista da Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana. Exceto quando for indicado o contrário, o conteúdo deste site será licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional. 

Para usos de conteúdo não previstos nestas normas de publicação é necessário entrar em contato diretamente com o diretor ou editor da revista através do e-mail cienciaypoderaereo@epfac.edu.co

A Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana e esta revista não são responsáveis pelos conceitos expressos nos artigos, nem pelos metadados fornecidos ou pelas afiliações que os autores declarem, sendo assim de inteira responsabilidade dos autores. 

Política de arquivo da revista -  Sistema de arquivo LOCKSS/CLOCKSS

Com o objetivo da preservação digital, a revista usa o sistema LOCKSS da Universidade de Stanford, que é uma rede de código aberto que permite que as bibliotecas coletem, preservem e forneçam aos leitores acesso ao material publicado na web. Igualmente a revista usa o sistema CLOCKSS, o qual funciona com a tecnologia LOCKSS.

Sistema SHERPA/RoMEO

A iniciativa Sherpa/Romeo é uma base de dados que coleta informações sobre os recursos de auto-arquivamento que uma revista dispõe. Nesse sentido, a Escola de Pós-Graduação da Força Aérea Colombiana é uma editora azul, segundo as categorias que a iniciativa propõe. Nesta categoria, o autor pode depositar a versão final do artigo em repositórios, depois da avaliação por pares e da edição acadêmica, especificando o DOI do artigo, aclarando que provém da Revista Ciencia y Poder.